Tenha uma barba de respeito

Breve história sobre a barba

Breve história sobre a barba

By on out 3, 2017 in Curiosidades | 0 comments

barba grossa breve historia sobre a barba

Você conhece a história da barba?

A barba é um grande símbolo masculino. Ela se perpetuou pela história da humanidade com variados significados religiosos e, posteriormente, estéticos conforme a cultura onde estava inserida. Continue lendo para conhecer mais sobre a história da barba.

Breve História sobre a Barba: Desde a Pré-história

A história da barba diz que, desde a pré-história existem indícios de que o homem já cuidava da barba. Com o desenvolvimento das lâminas, o homem pré-histórico já começava a pensar melhor a respeito dos seus pelos.

Egito Antigo

Já no Egito Antigo, tempo dos faraós e pirâmides, geralmente as pessoas de mais alta casta social conservavam a barba. Mas, ao contrário de outras culturas, não era algo obrigatório. Entretanto, os sacerdotes, para indicar seu distanciamento dos animais, depilavam-se totalmente.

Gregos

Os gregos, conforme pode ser visto nas estátuas, gostavam bastante de cultivar os pelos faciais. Mas isso foi um choque para Alexandre, o Grande, que considerava, com certa razão, que as barbas poderiam significar uma desvantagem em um confronto direto. Ele chegou até a proibir o uso de barbas grandes durante seu domínio, visando que seus soldados não tivessem tal ponto fraco.

Civilização Romana

A civilização romana, que inventou o que viria a se tornar o creme de barbear, costumava usar a barba como rito de passagem. Sendo que os garotos, ao vencerem a puberdade deviam oferecer todos os seus pelos para os deuses. Depois deixavam crescer, variando conforme seu status.

Idade Média

Na Idade Média, as religiões surgiram fortemente, e isso se refletiu nas barbas. Afinal, até hoje judeus e muçulmanos conservam e possuem muito orgulho ao que diz respeito a seus pelos faciais. Esses últimos jamais fazem a barba, já alguns padres eram obrigados a retirá-la.

Idade Contemporânea

Com as revoluções e a chegada da Idade Contemporânea, as culturas se tornaram mais diversificadas do que nunca. Agora então todos os homens podem escolher se vão ou não usar barbas. Mas não se esqueça, cuidados devem ser tomados para se passar uma boa impressão.

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *